6 de fevereiro de 2009

Colbert: A galeria, o restaurante e o ministro

Verdadeiros marcos históricos do cotidiano parisiense, as passagens comerciais cobertas de Paris impressionam pela magistral associação entre a arte e a arquitetura - e a cidade conta com aproximadamente 140 delas. Para mim, uma das mais notáveis é a Galerie Colbert.

Construida em 1826 para ser concorrente direta da Galerie Vivienne, ela ocupa o local onde anteriormente havia o Hôtel Colbert - que não era um hotel, mas a residência do regente Philippe d’Orléans. A grande atração da galeria era o seu amplo átrio circular (a Rotonde) iluminado pela cúpula de vidro, assim como um imenso candelabro de bronze conhecido como Cocotier Lumineux (Coqueiro Luminoso), que ostentava uma coroa com 7 globos de cristal iluminados à gás.

La Rotonde e a estátua de Eurydice: o centro da galerie é o centro das atenções.

Gradativamente a Galerie Colbert foi perdendo o encanto, e acabou sendo fechada e destruída em 1975. Graças aos investimentos da Biblioteca Nacional, a galeria foi reconstruída em 1985, respeitando com a maior fidelidade possível seu projeto original. Durante os trabalhos de reconstrução da galeria o candelabro foi substituído pela estátua em bronze Eurydice piquée par un serpent, realizada por Nanteuil em 1822.

Conhecidas como "verrières", as coberturas de vidro das galerias parisienses permitem a entrada da luz natural.

Próximo a uma das entradas da Galerie Colbert funciona o prestigioso restaurante Le Grand Colbert, uma referência em termos de cozinha tradicional francesa. O edifício do restaurante data da mesma época da Galerie Colbert, e é cuidadosamente decorado no mesmo estilo da galeria. Devido à excelente cozinha aliada ao apelo histórico do restaurante, as mesas do Le Grand Colbert costumam ser ocupadas pelos mais variados tipos de bem nascidos: de turistas e executivos a artistas de cinema e top models. O site de Internet do restaurante é bem bacana e tem até um vídeo mostrando a cozinha funcionando a todo vapor. Outro detalhe interessante no site: ao clicar em cada item do menu, é aberta uma janela mostrando a foto da apresentação do prato.

A fachada do prestigioso Le Grand Colbert.

A propósito, os nomes da galeria e do restaurante são em referência a Jean-Baptiste Colbert, controlador geral das finanças da França durante o reinado de Louis XIV. Curiosidade: O túmulo de Colbert fica na igreja Saint-Eustache de Paris, porém, apenas suas pernas estão enterradas ali - o restante dos ossos de Colbert foi transferido para as Catacumbas de Paris em 1787. Por quê? Também não sei. Só sei que foi assim.

A estátua de Colbert na igreja de Saint-Eustache de Paris.

Galerie Colbert
6 rue des Petits Champs
Metrô: Bourse linha 3 ou Pyramides linhas 7 e 14

Le Grand Colbert
2 rue Vivienne
Tel.: 01 4286 8788
Metrô: Bourse linha 3 ou Pyramides linhas 7 e 14
Abre diariamente das 11h00 a 01h00. Salão de chá das 15h00 as 18h00.

Nenhum comentário: