27 de maio de 2011

Fontaine de Jarente

A fontaine de Jarente é também popularmente conhecida pelos parisienses como fontaine de la Poissonnerie ou fontaine d'Ormesson e fica discretamente localizada nos fundos do impasse de la Poissonnerie - um beco curtinho situado no 4° arrondissement de Paris.

Construída em 1783, a fonte fez parte de um plano de renovação do quatier, o qual na ocasião contou ainda com a abertura de novas ruas como a rue de Jarente, rue d'Ormesson, rue Necker e rue Caron, além da construção da place du Marché Sainte-Catherine.

Para mim, essa fonte é um dos pequenos 'tesouros escondidos' que muitas vezes acabamos descobrindo meio sem querer quando caminhamos a esmo pelas ruas de Paris.

Com seus bancos convidativos, a place du Marché Sainte-Catherine.

Como o próprio nome sugere, o impasse de la Poissonnerie era na época ocupado por vendedores de peixe. Atendendo aos pedidos desses mercadores para que tivessem fácil acesso a água e assim lidar melhor com seus peixes, o mestre geral dos edifícios reais, monsieur Caron, incluiu no projeto de melhorias do quartier a construção da fontaine de Jarente.

Apesar da careta o sátiro que guarda a fonte é um sujeito boa praça.

Apesar de ficar meio que escondida a fonte é suntuosa e tem aproximadamente 7 metros de altura. Ela é toda trabalhada em baixo relevo, com representações de emblemas da República Francesa, de golfinhos e cornúpias - o símbolo mitológico da fertilidade, riqueza e abundância. Na parte inferior da fonte, o filete de água brota da boca da máscara de um sátiro feita em bronze.

Bela e discreta, a fonte pode passar despercebida para quem apressar o passo.

A fontaine de Jarente se tornou oficialmente monumento histórico da cidade em 17 de junho de 1925. Uma bela fonte que pode acabar passando despercebida para quem passa apressado ou distraído pelas ruas do quatier.

2 comentários:

Edmilson disse...

Pô Du, avisa os amigos que você voltou, meio reticente, mas voltou. Nessa mar de lama que estamos vivendo em Campinas (em Brasília também, né?, pra variar), seu blog é um oásis para quem, como eu, morre de saudade de Paris.
Espero que sua periodicidade aumente, sinal de que você deu um jeito na sua agenda diária.
Grande abraço,
Ed.

Jackson Martins disse...

Meu caro Ed, obrigado pelas palavras. Também é muito bom ver você por aqui. Um abração.