26 de maio de 2011

Festival Varilux de Cinema Francês 2011

A primeira edição do Festival Varilux de Cinema Francês foi realizada no ano passado em 9 capitais brasileiras e atraiu mais de 25.000 espectadores. Devido ao sucesso, o festival acabou recebendo pedidos de outras salas de cinema de todo país e este ano acontecerá em 30 cinemas de 22 cidades, distribuídas em 17 estados do Brasil.

O evento acontece de 8 a 16 de junho no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23 e, em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.

Além de exibição de filmes em todas as cidades, o festival vai promover no Rio de Janeiro debates e encontros entre profissionais franceses e brasileiros da área cinematográfica.

'Gainsbourg (vie héroique)' é um dos filmes que serão exibidos no festival.

No dia 11 de junho, também no Rio, acontecerão sessões de cinéma en plein air no Forte do Leme com a exibição da animação Um gato em Paris e do filme franco-brasileiro Orfeu Negro, vencedor do Globo de Ouro e do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1960 e da Palma de Ouro em Cannes em 1959.

A edição 2011 do festival presta homenagem a Sandrine Bonnaire. A retrospectiva dos filmes da atriz acontecerá no Rio e em São Paulo entre 8 a 16 de junho, seguindo depois para outras 6 cidades brasileiras - Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Goiânia.

A atriz francesa Sandrine Bonnaire virá ao Brasil para o Festival Varilux de Cinema Francês.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela Unifrance Film International, associação de promoção do cinema francês que realiza mostras em grandes capitais mundiais como Nova York, Tókio, Moscou e Pequim.

Particularmente, espero que além de proporcionar diversão e difusão cultural, o sucesso desse festival também sirva para dar mais espaço ao cinema europeu nas salas de exibição brasileiras. Já é hora do cinema de qualidade, mesmo que aos poucos, ir ganhando terreno frente a enxurrada de blockbusters, comédias besteirol e filmes de realidade mundo-cão que invariavelmente invadem o grande circuito de cinema no Brasil.

Para saber mais, acesse: Festival Varilux de Cinema Francês

Nenhum comentário: