24 de julho de 2010

SNCF: a evolução de uma marca

Muito conhecida dos viajantes acostumados a atravessar a França sobre trilhos, a SNCF - Société Nationale des Chemins de Fer (Sociedade Nacional das Estradas de Ferro) - é a empresa responsável pela operação dos trens de longa distância no território francês, o que inclui os velozes TGV.

A título de curiosidade, apresento a vocês a evolução da logo da SNCF através dos tempos. A imagem menor ao lado é a logo atual, usada pela companhia desde 2005.


1. 1937: primeira logo da SNCF.
2. 1947: a logo da SNCF evoca a reconstrução da França pós-guerra. A inclinação da sigla remete à retomada do crescimento, e o mapa da França, o orgulho nacional.
3. 1967: a SNCF está em plena fase de eletrificação e melhoria do desempenho técnico. A essa época o recorde mundial de velocidade sobre trilhos de 331km/h já havia sido atingido em 1955. A fonte é adotada em itálico para dar a impressão de movimento e velocidade.
4. 1985: as linhas duplas que formam as letras representam os trilhos e dão a sensação de fluidez.
5. 1992: a adoção de cores passa a representar modernidade. A seta vermelha, representa a potência dos trens.

Os TGV Atlantique: projetados e construidos pela Alstom, são operados pela SNCF em linhas de grande velocidade.

Fonte: artigo de Anne-Laure Demory para o jornal interno da SNCF, 'Les Infos'.

2 comentários:

Edmilson Siqueira disse...

Du, andei nesse bicho aí, de Montpellier a Paris. 700 km de distância em menos de 3 horas. E roda tão macio que dá pra escrever à mão dentro dele.
Abs.
Ed.

Jackson Martins disse...

Oi Ed! Bacana ver seus comentarios por aqui.

Pois eh meu amigo, e esta semana quando atravessei o deserto mexicano de Coahuila sacudindo durante 4 horas num onibus caindo aos pedacos, me deu uma saudade do TGV...

Abraco.