20 de maio de 2010

Carla Bruni-Sarkozy na luta contra a AIDS

A primeira dama da França acaba de assumir a liderança de uma campanha que visa erradicar a transmissão materna do HIV até 2015.

Anualmente, mais de 400.000 bebês em todo o mundo são infectados dessa maneira. Algo "injusto e inaceitável", segundo as palavras de Carla Bruni-Sarkozy.

A campanha Born HIV Free (Nascido sem HIV) pretende arrecadar milhões de assinaturas através de sua página na internet, em apoio à missão do Fundo Mundial de Combate a AIDS, a Tuberculose e a Malária - todas doenças que podem ser transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação. Carla Bruni-Sarkozy, que é embaixadora do Fundo Mundial também conta com o apoio do estilista francês Jean Paul Gaultier, da banda U2, da cantora Amy Winehouse e das empresas Google, MSN, Orange Telecom e Tiffany.

O risco da contaminação dos bebês durante a gestação pode ser reduzido significativamente através de dispositivos de prevenção e de tratamento - o que nem sempre é possível de ser feito nos países em desenvolvimento. Segundo matéria publicada hoje no jornal Le Monde, através do tratamento adequado o risco de contaminação pode ser reduzido a menos de 2%, quando as chances de uma criança nascer com o vírus pode chegar a 45% sem a devida prevenção.

Para conseguir recursos para a causa, Carla Bruni-Sarkozy deve se reunir em New York no próximo dia 5 de outubro com o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Particularmente - e já há bastante tempo - acho que a beleza física está longe de ser a principal virtude de Carla Bruni. Que bom seria se outras primeiras-damas também seguissem o exemplo...

Segue abaixo o vídeo de Carla Bruni-Sarkozy na campanha Born HIV Free.



Para apoiar a campanha de Carla Bruni-Sarkozy no combate à AIDS infantil, acesse: http://www.bornhivfree.org/

Nenhum comentário: