27 de janeiro de 2010

Le Mur pour la Paix

Não. Este monumento não está ali no Champ de Mars por acaso.

O Mur pour la Paix (muro pela paz) está instalado bem diante do imponente edifício da Ecole Militaire - local que até o final do século XIX era palco de movimentações das tropas militares francesas.

Ao seu modo, o Mur pour la Paix parece querer virar a página do passado militar do local. Idealizado pela pintora Clara Halter (esposa do escritor Marek Halter) e pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte, o monumento foi inaugurado em 30 de março de 2000 pelo presidente Chirac - ainda no âmbito das celebrações que marcaram a virada do milênio.


Com 16,40m de comprimento, 13,80m de largura e 9,00m de altura, o Mur pour la Paix é todo constituído em aço inox, madeira e vidro. Neste último, a palavra 'paz' aparece gravada repetidas vezes, em trinta e dois idiomas diferentes.

O muro ainda abriga 30 monitores conectados à Internet, para onde o público do mundo inteiro pode enviar suas mensagens de paz para serem exibidas nas telas.


Este monumento inicialmente estava previsto para ser itinerante, devendo ser posteriormente instalado em definitivo diante da sede da UNESCO - mas, particularmente, acho que ele ficou muito bem onde está. O Mur pour la Paix de Paris faz uma espécie de 'trilogia' pela paz mundial em conjunto com La Tour de la Paix de Saint Petersbourg e com Les Portes de la Paix, em Hiroshima.


Para consultar as mensagens de paz do Mur de la Paix ou para deixar sua mensagem para ser exibida nos monitores do monumento, acesse o site oficial: MurPourLaPaix.org.

Fotos, na seqüência: Erkan Kefeli, Studio AK para Insecula, Paris-en-Photos e Eric Rougier do site From Paris.

2 comentários:

Unknown disse...

Que legal Jackson! Achei bárbaro conhecer! As fotos, para variar, estão lindíssimas.

Abraço,

Claudia

Roberto Sena disse...

Bom dia! Passei por aqui pra informar que seu artigo faz parte da lista "artigos da semana".