12 de agosto de 2009

Mon quartier: em Paris, siga as estrelas

Uma das seções do jornal Le Figaro que mais gosto de ler é « Mon quartier », que em portugês tem o significado aproximado de « meu bairro ».

Nessa coluna podemos conhecer a essência da Paris pelos olhos (e pelo coração) de parisienses ilustres. Diversos artistas e personalidades de destaque comentam em « Mon quartier » um pouco sobre o que mais gostam e recomendam nas imediações de onde vivem. Em diversos casos, indicam locais cheios de significado, que trazem boas recordações ou que fazem parte de suas vidas por algum motivo especial.

Segundo a cantora Emily Loizeau, o simpático restaurante Le Petit Canard (19, rue Henry-Monnier, IXème, Tel.: 01 4970 0795) serve o melhor confit de canard de Paris.

A cantora Olivia Ruiz, por exemplo, fala sobre o que ver e fazer nas imediações da rue des Abesses, o cantor Raphaël Haroche descreve sua paixão pela rive droite, a atriz Julie Depardieu nos convida a um passeio pelos arredores da rue Saint-Honoré, o ator Fabrice Luchini indica seus cafés preferidos no IXème…

Para a atriz Hafsia Herzi, a casa de chá Mariage Frères (30, rue du Bourg-Tibourg, IVème, Tel.: 01 4272 2811) é parada obrigatoria para saborear uma infusão aromática guarnecida por um pedaço de bolo num passeio pela região do Marais.

Mon quartier é uma verdadeira agenda de bons endereços na cidade, a qual recomendo que consultem - legal para quem está planejando a viagem e também para quem já está apreciando um momento flaneur pelas ruas de Paris.

Para acessar (e salvar em sua seleção de sites favoritos), clique em Mon quartier.

Foto menor: o ator Fabrice Luchini, um dos "guias" parisienses de Mon quartier.

4 comentários:

Emerson Souza disse...

Não sou um especialista em Paris, mas estive algumas vezes por lá. Montmartre com sua espontaneidade (além da chegada colorida que a escadaria proporciona)e a imponôncia da catedral Sacrecuer marcaram bastante a minha passagem.
Abs.

Cláudia disse...

Recebo por e-mail o Figaro Scope e já tinha visto essa seção, mas nunca tinha lido as recomendações do Fabrice Luchini, que sou fã. Adorei, Jack!

Jackson Martins disse...

Claudia, fico contente que tenha gostado do artigo. Eu me tornei um fã de Luchini desde que vi sua atuação magistral no filme "Paris", de Cédric Klapisch.

Emerson, obrigado pelo seu comentario. Também guardo uma verdadeira coleção de bons momentos vividos em Montmartre.

Abraços a ambos!

Cláudia disse...

Realmente, Jack, ele está perfeito em "Paris" e também dá um show de interpretação em "Molière" e em "Beaumarchais l'insolent". Atualmente, ele está em cartaz no Brasil em A Garota de Mônaco, que pretendo ver essa semana.
Abraços,