26 de agosto de 2009

Em Paris, como embarcar sua bicicleta no trem

Acho que estamos todos de acordo que não é tarefa das mais cômodas pegar um trem carregando uma bicicleta - principalmente quando não se conhece as condutas e procedimentos que devem ser adotados nessa condição. Assim, seguem algumas regrinhas de uso dos trens franceses para quando você estiver acompanhado da sua magrela.

Em viagens mais curtas o meio mais fácil de transportar uma bicicleta é usando o TER (trem expresso regional), onde é possível embarcar com sua “duas rodas” a qualquer hora e em qualquer dia sem nenhuma cerimônia. Essa mesma regra vale para o RER parisiense - mas apenas nos finais de semana, pois nos dias de semana as bicicletas são bem-vindas no RER apenas fora dos horários de pico.

RER name is Vélo: No RER parisiense existem pictogramas ao lado das portas indicando onde o acesso de bicicletas é permitido.

Já se você pensa em utilizar o trem Corail carregando uma bicicleta é bom saber que aí as coisas são um pouco mais complicadas. A maior parte dos trens Corail aceitam bicicletas - esses trens camaradas são identificados por um pictograma representando uma bicicleta na tabela de horários. Mas levar sua bike para andar de Corail vai exigir que você reserve seu assento diretamente nos guichês da gare e o pagamento de uma taxa de 10,00€.

Nos trens Corail a taxa vale a pena: Sua pequena rainha de duas rodas viaja bem acomodada (e você também).

Para o TGV o princípio é o mesmo do Corail, exceto pelo fato de que no TGV os trens que aceitam bicicletas são menos numerosos. Também é bom lembrar que os TGV que aceitam bicicletas admitem não mais do que 4 bicicletas a bordo de cada trem. Outro detalhe importante: os trens que partem da gare Paris-Montparnesse não aceitam bicicletas a bordo, assim como os TGV duplex (de dois andares) que circulam em todas as linhas.

No TGV: O pessoal da SNCF ajeita sua bicicleta no capricho.

Mas fique calmo, Joãozinho… Se você não contava com essas dificuldades para embarcar com sua bike num TGV ainda lhe restam duas alternativas:

A primeira consiste em embalar sua bicicleta numa capa especial de transporte, que pode ser adquirida em qualquer loja de artigos esportivos na cidade. O problema é que o preço dessas belezinhas tende a ser um pouco salgado - entre 50,00€ e 100,00€. Mas fique atento a um detalhe: o seu "pacote" deve medir menos de 120 x 90cm e, dependendo da bicicleta, pode ser que você tenha que desmontar pelo menos uma das rodas para atender a essa exigência. O que foi Joãozinho? A grana tá curta? Então clique aqui e aprenda no site Esprit Cabane como fabricar uma autêntica capa de transporte de bicicletas no padrão aceito no TGV.

Capas de transporte "Ultimate Magnata Master Plus": Cabe até o sapato.

E, finalmente, você pode despachar sua bicicleta pela Sernam. Por volta de 39,00€ você despacha sua bicicleta a partir de uma agência da Sernam e entre dois ou três dias a retira na agência de destino. Vale lembrar que às vezes as agências da Sernam podem ser um tanto afastadas da gare onde você vai desembarcar. Se quiser que a Sernam entregue sua bicicleta em domicílio, hotel, etc. O custo é de 49,00€ e o serviço pode ser solicitado diretamente nos guichês da empresa ou pelo telefone 3635 em toda a França Metropolitana.

Na faixa e nota 10: A belezoca que você faz em casa seguindo as dicas do site Esprit Cabane.

Para saber mais acesse o guia do viajante no site da SNCF. Basta clicar aqui ó: Le guide du voyageur SNCF

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