9 de abril de 2009

Square Boucicaut

A square Boucicaut é daquelas praças de quartier pela qual normalmente as pessoas passam sem dar muita importância - para muita gente ela apenas fica no caminho entre o metrô Sèvres-Babylone e o Bon Marché.

E se me permite uma breve divagação, recomendo que em Paris você não perca preciosidades como essa, Joãozinho! Paris reserva agradáveis surpresas nos lugares onde você menos espera. Andar pelas ruas desta cidade é o melhor exercício para a visão periférica que conheço, pois simplesmente tudo o que está a nossa volta vale a pena ser visto e conhecido - por isso menciono de forma recorrente o uso do caderno de viagens. Como há muito o que ver na cidade, acho bacana cultivar o hábito de anotar tudo o que desperta o interesse durante o passeio (sobretudo quando se dispõe de pouco tempo para contemplação) - essas anotações serão o ponto de partida para que você possa depois aprofundar suas pesquisas parisienses. Garanto que você vai se surpreender com a quantidade de coisas interessantes que vai descobrir dessa maneira.

A square Boucicaut: uma bonita área verde de 7.202m² no 7° arrondissement. Foto: Jacqueline Dubois.

Em Paris cada edifício tem uma historia para contar. Cada esquina reserva alguma novidade inusitada para mostrar. Cada praça nos presenteia com bons momentos a serem vividos. Viver Paris é sentir a cidade com olhos atentos, cabeça erguida e coração aberto - e saiba que esta cidade costuma premiar os mais curiosos com momentos sublimes. Ah, Paris... Fim da divagação.

As flores da árvore da Judéia: originária de Israel, essa árvore enfeita as primaveras na square Boucicaut.

A square Boucicaut foi fundada em 1870 e fica no cruzamento da rue de Sèvres com o boulevard Raspail - bem entre o charmoso Hotel Lutetia e o Bon Marché. E para quem o nome da praça não diz lá muita coisa, a praça recebeu esse nome justamente para homenagear o fundador do Bon Marché: Aristide Boucicaut.

O belíssimo Hotel Lutetia: a dois passos da square Boucicaut.

Mas se Aristide Boucicaut entrou para a história de Paris como um empreendedor de sucesso (que de tão nobre em suas ações era chamado de Aristide, o justo), sua esposa, Madame Marguerite Boucicaut, tornou-se conhecida pelo seu bom coração e generosidade. Ao lado da baronesa Clara de Hirsh ela promoveu a caridade através de inúmeras obras assistenciais de amparo às crianças carentes e aos desfavorecidos. Os atos de caridade de ambas foram eternizados em mármore pelo escultor Paul Moreau-Vauthier, que em 1914 esculpiu a estátua que ornamenta a square Boucicaut.

Madame Boucicaut e baronesa de Hirsh: anjos parisienses.

Outro detalhe interessante dessa praça é que ela abriga em seu interior espécies raras de árvores e arbustos vindos de diversas partes do mundo - aulnos, o pinheiro-negro da Áustria, a árvore da Judéia (diz a lenda que foi numa dessas que Judas teria se enforcado) e os aubépiniers.

Detalhe das flores do aubépinier: essa arbusto parente da roseira marca presença na square Boucicaut.

Nessa praça existe ainda um playground onde algumas mamães parisienses botam o papo em dia enquanto a petizada se diverte nos brinquedos sem se preocupar com mais nada.

Square Boucicaut
Metrô: Sèvres-Babylone linhas 10 e 12

Um comentário:

Cláudia disse...

Ótima divagação.É bom quando lemos algo que se encaixa no que sentimos.
Bem pertinho daí , na Rue du Bac, tem a Square des Missions Étrangères que é mais um daqueles cantinhos que adoramos quando descobrimos.