29 de março de 2009

A Torre Eiffel recebe nova pintura

“Para que fosse dedicada ao entretenimento, Eiffel tinha preconizado que sua torre de ferro fosse repintada a cada sete anos.” Assim começa a matéria do jornal Le Figaro deste sábado que destaca a 19ª edição da campanha de pintura da Torre Eiffel que começa oficialmente nesta terça-feira às 11h00.

Este ano serão 25 os profissionais gregos e romenos dotados de pincel e escova encarregados da tarefa. A Stelma, ganhadora da concorrência internacional para a pintura da torre é uma empresa grega especializada na pintura de estruturas metálicas - sobretudo embarcações e chaminés de refinarias. Segundo um dos pintores que vai trabalhar na empreitada em entrevista ao jornal, pintar a torre Eiffel é um motivo de grande orgulho. Além da satisfação de ser fotografado por milhares de pessoas de todo o mundo enquanto trabalha, “não há nada mais bonito do que ver Paris do alto.”

Janeiro de 1888: os pintores que ralizaram a primeira pintura da Torre Eiffel chegam finalmente ao seu topo.

Os 250.000 metros quadrados da Torre serão pintados totalmente com pincéis, uma vez que com pistola uma quantidade enorme de tinta se dispersaria pelos vãos da Torre. Apesar do trabalho, a visitação da Torre Eiffel permanecerá em pleno funcionamento durante toda a execução do trabalho. Com 7 milhões de visitantes por ano, seria inimaginável fechar o monumento mais visitado do mundo para a execução do trabalho. Por isso foram tomadas todas as medidas para que a pintura da Torre seja executada com segurança e de forma que não cause transtornos aos visitantes.

Das 60 toneladas de tinta que são usadas na pintura da Torre Eiffel a cada 7 anos, apenas 15 toneladas permanecem aderidas à sua estrutura no final desse período, devido pricipalmente à ação do vento que vai aos poucos raspando a pintura. Estima-se que atualmente estejam sobre a Torre Eiffel 250 toneladas de tinta que foram acumuladas sobre ela ao longo das 18 etapas anteriores de pintura - aproximadamente 1/40 do seu peso. Se um dia for necessário retirar todas as camadas de tinta, “a Torre deverá permanecer fechada durante cinco anos”, disse ao jornal Le Figaro o presidente da Société d'Exploitation de la Tour Eiffel e assistente do prefeito de Paris responsável pelo turismo, Jean-Bernard Bros.

Homem-Aranha? Que nada, Joãozinho... São os pintores da Torre Eiffel preparando o ambiente de trabalho. Foto de Vicky Ceelen, 2009.

A Torre Eiffel já mudou de cor diversas vezes: do Vermelho Veneza de origem ao tom de bronze atual, a Torre Eiffel já foi pintada de laranja, amarelo-claro e Bordeaux. Ela normalmente é pintada em tons de dégradé (mais escura na base e mais clara no topo) para garantir a percepção uniforme da cor em contraste com o céu de Paris - já que se fosse pintada uniformemente de uma única cor sua silhueta alongada provocaria o efeito visual inverso, dando a impressão que a Torre escurece à medida em que se projeta para alto.

Além das 60 toneladas de tinta usadas na pintura da Torre, serão usados durante o trabalho: 50 quilômetros de cordas de segurança, 2 hectares de telas de proteção, 1.500 pincéis, 1.500 unformes de trabalho e 5.000 discos abrasivos. O final do trabalho de pintura da pintura da Torre Eiffel está previsto para dezembro de 2010. A data de início da repintura da Torre Eiffel coincide com o 120° aniversário de sua inauguração, a ser comemorado amanhã. A Torre Eiffel foi inaugurada dia 31 de março de 1889 e levou 2 anos, 2 meses e 5 dias para ser construida.

Para saber mais acesse a página oficial sobre a pintura da Tour Eiffel clicando aqui ou leia a matéria do jornal Le Figaro clicando aqui.

Foto menor: Le Peintre de la Tour Eiffel, de Marc Riboud, 1953.

Nenhum comentário: