19 de março de 2009

Quem são os parisienses?

Chega a ser um tanto difícil de encontrar logo de cara um legítimo parisiense em Paris. Isso porque apenas 1 em cada 4 habitantes da cidade é nascido na capital francesa - e destes, apenas 1 em cada 20 tem os pais também nascidos em Paris. No que diz respeito aos estrangeiros, 1 em cada 7 habitantes de Paris vem do exterior. Já a maior parte das pessoas que vivem na cidade é originária das outras regiões da França e dos territórios franceses ultramarinos.

A idade média da população de Paris é 34 anos. Esse índice, porém, vem baixando a cada ano - e isso se deve a dois fenômenos distintos que acontecem simultaneamente na cidade em proporções ligeiramente maiores a cada ano: De um lado muitos jovens adultos vêm se instalar na cidade para trabalhar ou estudar; de outro, muitos parisienses acabam saindo da cidade para viver a aposentadoria em outras cidades mais tranqüilas no interior da França. Por conta disso, estima-se que no total 60.000 parisienses sejam “renovados” a cada ano. Isso faz com que Paris seja uma das cidades com menor índice de mortalidade relativa do país.

Fonte: Copains de Paris, de Stéphane Fratinni. Foto: Jardin de Tuileries, Rodrigo Rossetto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante esses dados sobre a população de Paris.Tive um professor de francês,parisiense, que uma vez comentou alguma coisa sobre isso.Ele falou que na França,existe " Paris" e todo o resto é "province". Não entendi se isso era uma constatação normal ou se havia algum tipo de preconceito.