26 de março de 2009

Onde praticar o jogging em Paris

Por ser uma cidade relativamente plana e contar com inúmeras áreas verdes, Paris é excelente para quem gosta de se exercitar correndo ou caminhando. Mesmo o nosso presidente pratica sua corrida diária - muitas vezes nos bosques e parques públicos da cidade.

Para quem quer aproveitar as ótimas condições que a cidade oferece aos corredores e caminhantes, segue uma lista com alguns dos lugares preferidos dos parisienses para praticar o jogging. O fato desses lugares estarem distribuídos por toda a cidade favorece tanto quem prefere se exercitar perto da própria casa ou hotel quanto quem gosta de diversificar o local dos exercícios. Então anote aí...

Margens do Sena (7° arrondissement)
Sempre aos domingos as pistas às margens do rio Sena e outros corredores viários da cidade são fechados aos veículos automotores dando lugar ao Paris Respire - um programa de apoio à qualidade de vida desenvolvido pela prefeitura e que já foi mencionado aqui no Viver Paris (clique aqui para ler o artigo). Esse circuito é uma opção bastante procurada para quem gosta de correr, patinar, andar de bicicleta ou mesmo caminhar sem pressa. Em alguns pontos do percurso você também pode optar por andar nas passarelas que ficam ao lado do rio. Para quem fica mora ou se hospeda mais afastado desse ponto da cidade, recomendo ir de metrô e descer na estação Palais Royal-Musée du Louvre, que dá acesso ao início de um dos principais circuitos propostos pelo programa. Para quem está na região do Marais, Île Saint Louis, Châtelet ou Île de la Cité, basta sair na rua e começar a correr.

Port du Louvre - Metrô: Palais Royal-Musée du Louvre linhas 1 e 7

Promenade Plantée e Bois de Vincennes (12° arrondissement)
A Promenade Plantée também já apareceu recentemente no blog (clique aqui para ler). Um percurso arborizado com mais de 4 quilômetros que reúne os praticantes do jogging nos finais de semana e nas manhãs dos dias úteis. Para quem quiser ir mais além, a Promenade Plantée termina próximo da entrada do Bois de Vincennes, que é outro lugar muito agradável e bastante procurado pelos parisienses para correr. O Bois de Vincennes conta com circuitos às margens do lago e também por entre as árvores do bosque. O acesso até a ilha do Lac de Daumesnil (que fica dentro do Bois de Vincennes) é feito por barco a uma tarifa de 2,00€ - um refúgio de sossego ideal para descansar depois da corrida.

Promenade Plantée - Metrô: Bastille linhas 1 , 5 e 8

Bois de Vincennes - Metrô: Porte Dorée linha 8

Champ de Mars (15° arrondissement)
O Champ de Mars é o famoso jardim que se estende da Tour Eiffel à Ecole Militaire. O fato de estar sempre aberto independente de dia e horário e a bela vista que oferece da Tour Eiffel, faz deste um dos pontos preferidos dos parisienses que gostam de correr e caminhar.

Champ de Mars - Metrô: Ecole Militaire linha 8

Parc des Buttes Chaumont (19° arrondissement)
Um lugar perfeito para quem procura um exercício extra. O circuito ao redor do lago é plano e oferece vistas tão bonitas quanto diversificadas, com gruta, cachoeira, pontes, lago, trilhas, escadarias, morros e muitas árvores. Para forçar um pouco mais a corrida explore os pontos mais altos do parque - o difícil vai ser não parar de correr para admirar a vista. É bastante tranqüilo durante a semana, mas costuma ficar cheio de visitantes nos weekends.

Parc des Buttes Chaumont - Metrô: Buttes Chaumont linha 7 bis

Jardin de Tuileries (1° arrondissement)
Perfeitamente plano o jardim que começou a ser plantado por Catherine de Médicis em 1564 é um dos mais procurados pelos parisienses para correr, caminhar ou passear. A foto abaixo foi tirada às 8h00 em um dia de frio e chuva no final do outono passado, e ainda assim alguns corredores já começavam a aparecer pouco a pouco no jardim. Depois da corrida a grande pedida é se recompor num dos cafés da rue de Rivoli, logo ao lado - só não vale correr e depois se entupir de chocolate quente no salão de chá Angelina.

Jardin de Tuileries - Metrô: Tuileries linha 1

Jardin du Luxembourg (6° arrondissement)
Sobretudo para quem gosta de correr pela manhã durante os dias de semana, o Jardin du Luxembourg é uma ótima opção - pois não conta com a multidão de visitantes dos finais de semana. A Fontaine de Médicis é um ponto bacana para exercitar o poder de contemplação durante a pausa para descanso. Do mais, o Jardin du Luxembourg dispensa apresentações.

Jardin du Luxembourg - Metrô: Saint-Sulpice linha 10

Bois de Boulogne (16° arrondissement)
Antigo campo de caça dos reis da França e um dos locais de jogging do atual presidente do país, o Bois de Boulogne é a maior área verde de Paris - é duas vezes e meia maior que o Central Park de New York. Super tranqüilo para correr ou pedalar inclusive nos finais de semana, o Bois de Boulogne é indicado para quem gosta de correr em lugar arborizado sem repetir o percurso, pois tem quilômetros de circuitos que atravessam e circundam o bosque. Em alguns pontos, lagos, cachoeira e reservas de pássaros. Porém, a tranqüilidade que reina durante o dia no Bois de Boulogne não é a mesma ao cair da noite. Portanto, é recomendável que você encerre sua caminhada no máximo até o final da tarde.

Bois de Boulogne - Metrô: Porte Dauphine linha 2 ou Porte Maillot linha 1

E ainda:
Parc Monceau (8° arrondissement) - Metrô: Monceau linha 2; Parc Montsouris (14° arrondissement) - Tramway: Cité Universitaire linha T3; Île de Puteaux (Puteaux) - Metrô: Pont de Neully ou Esplanade de La Défense linha 1; Parc Floral de Paris (12° arrondissement) - Metrô: Château de Vincennes linha 1; Parc André Citroën (15° arrondissement) - Metrô: Balard linha 8; Parc de Bercy (12° arrondissement) - Metrô: Bercy linhas 6 e 14; Canal de Saint-Martin (10° arrondissement) - Metrô: Jaurés linhas 2, 5 e 7 bis.

Foto menor: Capa de revista Paris Match, 1979.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal.