6 de fevereiro de 2009

Renault leva duas exposições ao Brasil em 2009

Hoje o Acontecendo do Viver Paris destaca duas excelentes exposições - no Brasil. Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Renault fará duas exposições gratuitas ao público, sendo uma de arte e outra fotográfica que passarão por Curitiba e São Paulo.

As peças fazem parte do acervo permanente da Coleção de Arte Renault, e mostrarão a atividade industrial automotiva através do olhar artístico de Robert Doisneau, Jean Dubuffet, Jean Tinguely, Victor Vasarely, entre outros.

A exposição fotográfica A Renault de Doisneau apresentará 106 fotografias do genial Robert Doisneau, clicadas entre 1934/1955 e divididas em dois períodos distintos da vida e da carreira do fotógrafo. Na primeira parte da exposição, as fotos do dia a dia na Renault pela visão de Robert Doisneau - na época um simples funcionário da montadora. Na segunda parte, as fotos do material publicitário da Renault registradas pelas lentes de um Doisneau já famoso e renomado mestre da fotografia.

Foto: A vitrine da loja Renault na avenue des Champs-Elysées no lançamento do cabriolet Vivasport (Robert Doisneau, Paris 1936).

A exposição artística Uma Aventura Moderna reune 96 obras produzidas entre 1965/1985 por artistas que na época eram patrocinados pela Renault. Durante 20 anos a Renault investiu em artistas de vanguarda para estimular a produção artística na França. Em contrapartida, a empresa pedia apenas uma retribuição: que esses artistas (que posteriormente se tornariam grandes nomes da arte moderna) fizessem a ligação entre a arte e o mundo industrial, vistas até então como incomunicáveis.

A Renault de Doisneau
Casa Andrade Muricy (Curitiba)
Rua Doutor Muricy, 915
De 23 de abril a 14 de junho de 2009

Fiesp (São Paulo)
Avenida Paulista, 1.313
Metrô: Trianon-Masp linha 2
De 26 de outubro a 6 de dezembro de 2009

Uma Aventura Moderna - Coleção de Arte Renault
Museu Oscar Niemeyer (Curitiba)
Rua Marechal Hermes, 999
De 16 de maio a 9 de agosto de 2009

Museu de Arte Contemporânea (São Paulo)
Bienal do Parque do Ibirapuera
De 10 de setembro a 15 de dezembro

Você pode ver uma pequena amostra das fotos que estarão na exposição de Robert Doisneau acessando a galeria virtual que foi publicada hoje no portal Uol - para isso, basta clicar aqui. O Uol também foi a fonte utilizada para a edição deste artigo.

Nenhum comentário: