2 de fevereiro de 2009

Neve: bonita e complicada

Apesar da neve dar um visual bonito e diferente à cidade de Paris, ela tem também um lado negativo: nevascas como a que caiu na cidade nesta madrugada costumam provocar sérios contratempos à vida cotidiana da cidade.

O volume de neve que que caiu em Paris na manhã de hoje foi suficiente para bloquear algumas estradas ao redor da cidade. Algumas ruas de Paris chegaram a acumular mais de 30 centímetros de neve, o que comprometeu a circulação de veículos. Por precaução, as autoridades recomendam que as pessoas evitem usar o carro hoje - mesmo sem o acúmulo de neve, algumas vias podem apresentar o que chamamos de verglas, uma camada de gelo extremamente lisa e perigosa sobre a pista e que impossibilita o controle dos carros pelos motoristas.

Na imagem de Benoît Tessier para a Reuters France, o Trocadero coberto de neve esta manhã.

Vi agora a pouco no site da RATP que por razões de segurança os ônibus não estão circulando hoje em Paris. Apenas os trens do metrô estão operando normalmente, uma vez que a linha C do RER também apresentava problemas operacionais por causa do frio. E se o RER não opera direito, as pessoas têm dificuldade de acessar as estações de trem SNCF e os aeroportos.

E falando nos aeroportos, aproximadamente 240 funcionários (150 em Roissy-Charles-de-Gaulle e 90 em Orly) trabalharam durante toda a madrugada no tratamento preventivo e no descongelamento dos 220 quilômetros de pista que compõem ambos os aeroportos. A Air France chegou a cancelar alguns vôos de curta e média distância por recomendação da Direção Geral de Aviação Civil. As operações de Roissy e Orly registram atrasos de cerca de 50 minutos nos vôos.

Maiores informações sobre o transporte público municipal podem ser obtidas no site da RATP. Boletins informativos estão sendo divulgados durante todo o dia. Para se informar sobre os atrasos e eventuais cancelamentos dos vôos, acesse o site da Aéroports de Paris.

O jornal parisiense 20 Minutes colocou na rede uma página onde está publicando as fotos enviadas por leitores da neve que caiu hoje na França. Para ver a galeria completa clique aqui. O e-mail do jornal 20 Minutes para você enviar suas fotos da neve é o seguinte: 33320@20minutes.fr.

Nenhum comentário: