9 de fevereiro de 2009

Exposição: 6 milliards d’Autres

Qual pode ser o ponto comum entre o relato de uma jovem marcada por uma infância triste causada pelo pai truculento e outra moça sorridente e cheia de nostalgia que acreditava quando criança que seu pai fosse um verdadeiro rei? Essas duas histórias se fundem a outras para nos contarem ao todo 5.000, de pessoas de diversas partes do mundo, em relatos registrados em mais de 20 horas de gravação em vídeo para uma única (e formidável) exposição: “6 milliards d’Autres” (6 bilhões de outros).

A partir de uma idéia de Yann Arthus-Bertrand, 6 jovens repórteres rodaram o planeta durante 4 anos para nos botarem diante de como as pessoas das mais diferentes culturas enxergam o mundo. O resultado: 5.000 entrevistados responderam 40 perguntas cada um sobre temas universais - amor, família, dinheiro, educação, sonhos de infância, etc. Foram filmadas ao todo mais de 3.500 horas de entrevistas em 45 línguas diferentes e 75 países.

Alternadamente comoventes, engraçadas, revoltantes, nostálgicas, alegres, obsoletas... Assim são as palavras desses homens e mulheres, de todas as idades, cores e nacionalidades, que, como nós, crescem, vivem, gostam e sentem. Mas que, sobretudo, nos mostram quão semelhantes somos em relação aos sentimentos, como o nova-iorquino que faz apologia ao individualismo, o cubano que permanece sorrindo enquanto critica o comunismo e a mãe bósnia que continua a ser marcada pela guerra.

O fotografo francês Yann Arthus-Bertrand tornou-se mundialmente conhecido pelos seus belos livros de fotos aéreas, como esta de "La Terre vue du ciel". Um de seus livros é especialmente dedicado à França: "Une France vue du ciel".

As entrevistas estão agrupadas por temas (sonho de criança, felicidade, sentido da vida após a morte...) e por montagens que se sucedem a cada poucos segundos. Mas o interessante é perceber que as emoções apresentadas nessa exposição vão além das palavras dos milhares de estranhos de quem só vemos o rosto.

No site oficial da exposição, um display nos mostra em tempo real a atualização do número de habitantes do planeta Terra. Além disso, você pode ver alguns dos depoimentos que estarão na exposição - os links estão logo abaixo.

Metrô: Champs Elysées-Clémenceau linhas 1 e 13
Ônibus: Linhas 28, 42, 52, 72, 80, 83 e 93

Até 12 de fevereiro
Diariamente das 12h00 as 20h00. Fechado na terça-feira.
Ingressos: 5,00€
Para comprar seu ingresso clique: 6 milliards d'Autres

logo125_27_fnac.gif

Nenhum comentário: