28 de janeiro de 2009

Muitos lugares em pouco tempo? Vá de ônibus!

Nunca é demais lembrar: em Paris o mesmo ticket de transporte pode ser usado por várias vezes nos ônibus dentro do prazo máximo de 1 hora e meia - independente da linha.

Assim, se você estiver usando os tickets de papel e precisar se deslocar por vários pontos da cidade, dentro desse período pode usar o mesmo bilhete em todo o percurso. Ou ainda, se tem compromissos que lhe permitam ir e voltar em menos de 1 hora e meia, pode fazer todos os trechos de ida e volta com o mesmo ticket - basta passar seu bilhete novamente na maquininha de validação do ônibus et voilà !

Em Paris você deve entrar no ônibus pela porta da frente. Nos gigantescos articulados você também pode entrar pela porta do meio - em ambos os casos, não se esqueça de validar seu bilhete nas máquinas de compostagem. A regra de sinalização é simples: porta com bolinha verde significa "siga em frente"; porta com bolinha vermelha significa "procure uma porta com bolinha verde".

Você vai perceber que a máquina de compostagem grava no seu bilhete o número da linha que você esta usando. Se usar o mesmo bilhete mais de uma vez, ela vai gravando lado a lado no seu ticket os números de todas as linhas de ônibus que você usou.

Observe a gravação da máquina de compostagem: o bilhete acima foi usado na linha de ônibus 126 às 22h21 do dia 13/10/07. Até às 23h51 do mesmo dia eu poderia ter usado esse mesmo bilhete quantas vezes eu quisesse em qualquer uma das linhas de ônibus que servem a cidade.

Portanto, se você usa os bilhetes de papel, os ônibus podem ser uma opção de transporte interessante para os dias em é preciso estar em vários lugares da cidade num breve período de tempo. Também vale lembrar que essa brincadeira não vale na correspondência entre ônibus e metrô.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!!!Como é que nunca soube disto?Merci por esta dica valiosa!!

eduarda disse...

Mas, afinal, existe algum tipo de correspondência ônibus/metrô?
E no uso metrô/metrô também vale a mesma regra dos 90 min? Pelo que entendi das explicações do atendente no balcão de informações no metrõ,sim...Será que entendi errado? Espero que não, pois dentro desse prazo de 90min usei novamente o bilhete já validado sem problemas...Obrigada e parabéns pelo ótimo blog.

Jackson Martins disse...

Ola Eduarda, obrigado pelo seu comentario!

Pode ser que o sistema tenha mudado e eu nao esteja sabendo, mas ate onde eu saiba, a regrinha de correspondencia entre metro e onibus com o mesmo bilhete nao vale - isso porque a catraca do metro desmagnetiza definitivamente o bilhete, o que impossibilita que ele seja usado nos onibus depois que voce ja o usou uma vez no metro.

Nao acho que voce tenha entendido errado as explicacoes do atendente da RATP, pois a pergunta pode ter sentido duplo: o mesmo bilhete (ou seja, o bilhete t+) vale tanto nos onibus quanto no metro, mas nao exatamente o mesmo bilhete que ja tenha sido usado no metro uma vez.

Segue abaixo o link para um artigo do blog que explica o funcionamento dos bilhetes do metro de Paris:

http://viverparis.blogspot.com/2009/01/tickets-do-metr-parisiense.html

Um grande abraco!