6 de janeiro de 2009

Bon et a Savoir

Recentemente descobri um programa de TV bem bacana no canal M6 - o Bon et a Savoir.

Apresentado pelo renomado chef Christian Etchebest, o programa que vai ao ar todos os sábados as 20h05 mostra muita informação útil e interessante sobre todo tipo imaginável de comida. Cada bloco do programa é dedicado integralmente a um determinado alimento, falando sobre suas propriedades nutritivas, sua procedência, cultivo e manejo, dicas de como escolher no restaurante ou no supermercado, fechando sempre com uma receitinha rápida e saborosa de como prepará-lo.

Na emissão do último sábado, por exemplo, teve um bloco dedicado às frutas cítricas. Nele, Etchebest mostrou os principais locais de cultivo que abastecem a França com esse tipo de fruta. Falou das propriedades nutricionais das diferentes espécies de limões, laranjas, tangerinas, pamplemouses, clementines... Mostrou a festa do limão na cidade de Menton (a capital francesa do limão), explicou como reconhecer as características das melhores frutas, mostrou todo caminho que uma fruta cítrica percorre desde a lavoura até uma fábrica de geléias e terminou o bloco ensinando, na própria fábrica, como fazer geléia de laranja de um jeito adaptado para quem quiser fazer em casa.

Outro bloco tratou dos sanduíches, mostrando quais os mais saudáveis, e comparando os artesanais preparados nas boulangeries com os industrializados vendidos em supermercados e lojas de conveniência - apresentando inclusive com são preparados, passo a passo, numa boulangerie e numa fábrica de sanduíches. Uma nutricionista dava apoio ao apresentador para ensinar como utilizar o sanduíche na composição de uma refeição saudável e equilibrada.

E assim foi também com as frutas exóticas e a Galette des Rois (sobre a qual falarei mais ainda hoje). Portanto, se você tiver como assistir o canal M6, recomendo que dê uma espiada nesse programa. Bon et a Savoir nos mostra de forma bem humorada uma visão curiosa e diferente sobre tudo o que vai à nossa mesa.

Você pode ver alguns extratos do programa clicando em videos no site oficial do Bon et a Savoir.

Nenhum comentário: