11 de dezembro de 2008

A Rive Droite por Raphaël Haroche

Em uma matéria publicada na última sexta-feira no jornal francês Le Figaro o cantor Raphaël (que se apresenta amanhã em Bercy), falou sobre sua paixão pela Rive Droite, a famosa “margem direita”, que é toda aquela parte de Paris que vemos do lado de cima do rio Sena no mapa.

Quando não está viajando em tournée, Raphaël costuma transitar entre o seu escritório situado no 18º arrondissement e seu apartamento no 17º - onde está instalado seu estúdio. Autêntico parisiense e apaixonado pela cidade, o cantor já viveu em vários arrondissements de Paris, mas disse na reportagem do Le Figaro ter uma identificação maior com a Paris da margem direita, sobretudo pelas imediações da sua atual residência. Para Raphaël, “os limites do mundo” (Les limites du monde é o nome de uma das faixas de seu último álbum) situam-se em algum lugar entre a rue Abbesses e o mercado de pulgas de Clignancourt.

Nessa reportagem Raphaël dá algumas dicas interessantes sobre o que ver e fazer no 17º e 18º arrondissements - áreas que normalmente são pouco exploradas (no bom sentido, claro) por quem está na cidade a passeio.

Para ele o restaurante Kifune é o melhor endereço da cidade para se apreciar a cozinha japonesa (44 rue Saint-Ferdinand - Tel.: 01 4572 1119). Segundo ele, é ali que você vai encontrar a verdadeira culinária de Kioto em Paris.

Já um restaurante à moda antiga que ele recomenda, sobretudo para saborear pratos de inverno e que “tem uma iluminação que faz com que você não saiba se é noite ou dia” é o La Mascotte (52 rue des Abbesses - Tel.: 01 4606 2815).

Quer saber onde Raphaël faz as consultas literárias para suas composições ou participa de reuniões sobre as obras de Beckett, Apollinaire ou outros autores contemporâneos? Na livraria Abbesses (30 rue Yvonne-Le-Tac - Tel.: 01 4606 8430). E não é raro ele abordar algum freqüentador da livraria para saber “qual livro marcou sua vida” - portanto, ao entrar ali esteja preparado para responder a essa pergunta.

O cinema que ele recomenda na cidade é o Cinéma Studio 28 (10 rue Tholozé - Tel.: 08 9268 0743) - no qual ele começou a ir por comodidade devido à falta de tempo e acabou se tornando a sua sala de cinema preferida na cidade.

Para ele o restaurante que serve a melhor combinação carne e vinho do mundo é o Les Gourmets de Ternes. Segundo Raphaël o ambiente particularmente caloroso faz deste um dos melhores endereços de Paris para encontrar os amigos - como o cantor Jean-Louis Aubert, que é visto com freqüência com Raphaël no restaurante. Apesar da excelente comida, para Raphaël é o atendimento particularmente cordial o que mais se destaca no restaurante. Les Gourmets des Ternes (87 boulevard de Courcelles - Tel.: 01 4227 4304).

Quando tocou com Alain Bashung na sala Pleyel, Raphaël acabou descobrindo meio que sem querer uma igreja ortodoxa que fica logo ao lado. Faça como ele e entre nessa igreja em busca de serenidade - ou faça como eu, que vai lá só para ficar boquiaberto diante de tanta beleza. Eglise Cathédrale Russe (12 rue Daru - Tel.: 01 4227 3734).

Já para comprar de tudo - sobretudo antiguidades, o mercado de pulgas de Clignancourt é inigualável na opinião de ambos.

O álbum Caravane de Raphaël fez um enorme sucesso por aqui, vendendo quase 2 milhões de exemplares. Já seu último álbum Je sais que la Terre est plate é de uma riqueza musical que impressiona, tanto pelos arranjos musicais quanto pelas suas sublimes composições.

Para ver a matéria na integra no Le Figaro, clique aqui. Para não perder a viagem, veja o video de Sur la route, de Raphaël e Jean-Louis Aubert.


O blog do Raphaël faz parte da lista de favoritos do Viver Paris, e você pode acessá-lo sempre que quiser através do link localizado na seção Blogroll, à esquerda.

Nenhum comentário: