12 de dezembro de 2008

Paris Illumine Paris

Muita gente acredita que a iluminação de Natal de Paris se limita apenas à avenida Champs-Elysées e às vitrines dos grandes magazines. Nada disso. Ao todo, a cidade conta com 125 ruas, além de diversas praças e avenidas que recebem animações lúdicas e as luminosas decorações de Natal.

Para iluminar o Natal da Cidade-Luz este ano a prefeitura de Paris adotou, em parceria com os comerciantes da cidade, o conceito Paris Ilumina Paris - que consiste em desenvolver em cada quartier um universo natalino bem específico - e essa operação foi um verdadeiro sucesso. Assim, até o final de janeiro, uma floresta de luzes veste as ruas do quartier Montorgueil, flocos cintilantes caem sobre a rue des Francs-Bourgeois, enquanto estrelas deslizam ao longo da rue Mogador e bombons luminosos chovem sobre a rue des Vinaigriers.

Place du Général Beuret

Este ano os LED de baixo consumo são as grandes vedetes da iluminação de Natal em Paris. Esses pequenos diodos eletrônicos substituíram as lâmpadas tradicionais em cumprimento às diretrizes francesas de desenvolvimento sustentável. Segundo o prefeito da cidade, Bertrand Delanoë, a adoção dessa tecnologia na decoração da cidade é vista como um bom investimento, tanto em práticas de respeito ao meio ambiente quanto em economia para o cofre público. O LED tem uma duração de vida 10 vezes maior para um consumo 5 vezes menor se comparado à lâmpada incandescente clássica, oferecendo uma luminosidade equivalente. Para se ter uma idéia da economia, a iluminação de toda a Champs-Elysées equivale em consumo de energia ao que gastam alguns apartamentos residenciais da cidade.

Rue du Commerce

Mas voltando às ruas enfeitadas: para que você conheça melhor o bonito trabalho de iluminação natalina de Paris, a prefeitura e as associações comerciais da cidade montaram o site do programa Paris Illumine Paris. Nele você pode descobrir todos os pontos da cidade que estão decorados para o Natal - seja para programar um roteiro e ver de perto a cidade enfeitada, ou mesmo para fazer um tour virtual.

Rue Caumartin

Do lado direito da tela de abertura do site existe um mapa de Paris. Clicando nele aparecerá a relação dos pontos decorados da cidade organizados por arrondissement. Ao clicar em um dos nomes da lista, o mapa vai se aproximar da região selecionada. Então, clique nas bolinhas numeradas do mapa e, em seguida, em lire la suite para ver a foto. Ao abrir a foto aparecerá também a indicação de qual estação do metrô você deve usar para chegar até o local.

Place Felix Eboué

E estando em Paris você também pode fotografar a decoração de Natal da cidade e enviar suas fotos para a galeria do site.

Acesse: http://www.parisillumineparis.fr/

Nenhum comentário: