6 de outubro de 2008

A temporada parisiense de Santos Dumont

Nem todos os brasileiros que passam pela avenue des Champs-Elysées sabem que ali, na casa de número 114, viveu Alberto Santos Dumont. Para muitos, a placa com os dizeres "Alberto Santos Dumont (1873-1932) / Brasileiro / Inventor - Construtor - Piloto - Pioneiro da Aeronáutica / Habitou este imóvel diante do qual, em 1903 fez aterrissar seu dirigível n° 9" acaba passando despercebida enquanto seus olhares inéditos estão ainda encantados com a avenida. Sábado pela manhã, enquanto seguia para um café na Champs-Elysées antes de visitar a exposição dos 100 anos da indústria aeronáutica francesa, me lembrei de dar uma paradinha em frente a casa de Santos Dumont e tirar essas fotos para o post - de qualquer maneira, não daria para ver os aviões expostos na Champs-Elysées sem me lembrar de Santos Dumont.

O N-9 era um dirigível de passeio, no qual Santos Dumont fez vários vôos durante o ano de 1903, o último dos quais em 14 de julho - data que marca a mais importante data nacional francesa, a Fête de la Fédération em comemoração a Federação Francesa e a queda da Bastilha. Após seu último vôo, o N-9 foi vendido para um colecionador americano conhecido como Sr. Boyce. Antes, Santos Dumont já havia contornado a torre Eiffel e pousado no Campo de Bagatelle com o dirigível N-3.


Seu feito mais marcante, porém, aconteceu em 23 de outubro de 1906, também em Paris, quando voou aproximadamente 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle. Pouco tempo depois, em 12 de novembro, repetiu o vôo diante de uma multidão que o testemunhou percorrer 220 metros a uma altura de 6 metros.

Seus avós paternos François Dumont e Euphrasie Françoise Honorée, eram franceses. Devido a sua sempre presente ligação com a França, Alberto Santos Dumont assinava "Santos = Dumont" em demonstração do igual respeito que tinha por suas origens brasileira e francesa.

A estátua abaixo, de autoria do escultor francês Georges Colin, está localizada no Aéro-club de France em Saint-Cloud e foi erguida em 1932 em homenagem a Santos Dumont. No texto sob os pés da estátua: "Este monumento foi erguido pelo Aéro-club de France para comemorar as experiências de Santos Dumont, pioneiro da locomoção aérea".

Foto: Rémi Jouan, Saint Cloud, 2006.

Era nesse aéroclube nas proximidades de Paris que Santos Dumont guardava seus dirigíveis e trabalhava de maneira genial no desenvolvimento de seus aviões.

Um comentário:

Vanessa Gil disse...

Muito bom! Vi a placa e busquei mais informações e gostei muito do que li.