13 de outubro de 2008

Sábado de festa em Montmartre

Se tudo tivesse seguido o que planejei no início da semana passada, o meu sábado se resumiria a arrumar as malas para embarcar rumo à Moldávia. Tinha conseguido um contrato de trabalho importante em Chişinău que acabou não dando certo de última hora por conta de burocracias consulares. Pois já dizia a vó que “se não tem remédio, remediado está”.

Sendo assim, aproveitei o sábado de sol para participar da tradicional Fête des Vendanges de Montmartre que aconteceu durante toda a semana passada e terminou neste domingo. A festa que celebra a colheita da uva teve no sábado seu grande desfile de confrarias e fanfarras, que sai de frente da Marie do 18º arrondissement e segue até a Place des Abbesses.

O prefeito da cidade de Paris, Bertrand Delanoë, esteve presente à cerimônia de abertura do evento. Brasil e Coréia também estavam bem representados por serem comunidades bastante representativas no 18º arrondissement. Os brasileiros trouxeram para o desfile evoluções de capoeira, que ficaram por conta da Association Capoeira Viola, instalada no bairro desde 1993. Já os coreanos apresentaram suas danças típicas. Um bloco do carnaval de máscaras de Veneza também esteve na festa.


Este ano o evento teve a Bélgica como país convidado. Os chapéus e roupas dos belgas foram uma atração à parte.


Estavam presentes representantes de confrarias vinícolas das mais diversas regiões francesas, todos caracterizados em trajes típicos de suas confrarias e regiões de origem, apresentando sua música e cultura local.


Aguns participantes trouxeram também um pouco de seus produtos típicos mais representativos para distribuir ao público - o bloco belga distribuía laranjas, alguns blocos franceses distribuíram cerejas (provenientes de locais onde é tradição o plantio das cerejeiras em meio ao vinhedo), outros trouxeram flores e claro, vários deles ofereciam uvas e tinham vinho para degustação - como o simpático pessoal de Brouilly, região famosa pelo vinho Beaujolais.


Uma festa muito bem organizada, com muita música e alegria. Pessoas de todas as idades seguiam o desfile, que a cada tanto paravam para apresentar suas danças.


Até mesmo alguns comerciantes de Montmartre que estavam no percurso do desfile, convidavam todos os participantes a degustar o grande homenageado do dia - o vinho.


Entre as confrarias, diversas fanfarras seguiram no desfile para animar a festa. A noite foi exibido o filme policial Bob Le Flambeur (1955) no Studio 28 - o cinema de Montmartre também foi homenageado este ano. Teve ainda o baile anual de Confréries et des Montmartrois.

O encerramento das festividades do sábado foi feito em grande estilo - com uma grande queima de fogos na Sacré Coeur.

E assim foi o meu sábado. Como sugere o gigantesco boneco de papier mâché, brindando a vida e a amizade. A propósito, a Moldávia é um dos maiores produtores e exportadores de vinho do mundo.

"Por mais raro que seja, ou mais antigo, só um vinho é deveras excelente: aquele que tu bebes, docemente, com teu mais velho e silencioso amigo." - Mário Quintana

Nenhum comentário: