27 de outubro de 2008

Um passeio pela região sul de Paris

Sábado fiz um passeio chouette completamente fora do roteiro turístico pela região sul de Paris, no 13º e 14º arrondissements. Aproveitei para incluir uma volta de tramway no percurso. Através da linha 13 do metrô cheguei a Porte de Vanves para acessar a linha T3 do tramway - um veículo que se locomove sobre trilhos e que circula em corredores exclusivos instalados nas avenidas que margeiam o limite periférico de Paris. Um transporte moderno, silencioso e confortável. Justamente por atender as zonas próximas a periferia é pouco conhecido dos turistas que visitam a cidade. O tramway é integrado ao sistema municipal de transporte e você pode usar o mesmo tipo de bilhete que usa no ônibus ou metrô - assim como o NaviGo.

Segui de tramway sentido Porte d’Ivry e desci no ponto Cité Universitaire. Localizado bem no sul de Paris, o Parc de la Cité Internationale é uma área preservada de 34 hectares onde funciona a Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP), universidade que acolhe anualmente por volta de 10.000 residentes de 140 nacionalidades diferentes. Por ficar longe da agitação urbana é um local muito tranqüilo, ideal para ler, estudar ou simplesmente exercitar o pensamento.

Edifício da Maison Internationale da CIUP

Além do château principal, conhecido como Maison Internationale (dedicada ao relacionamento social internacional e abriga piscinas, bibliotecas, ateliers de arte, espaço orquestra, teatro, brasserie, restaurante, espaço para o estudo de idiomas, etc.), a CIUP tem ainda outras 40 maisons dedicadas a diferentes países, cada uma com estilo arquitetônico próprio - como por exemplo a Maison du Brésil, inaugurada em 1959, a Maison d’Argentine, que data de 1928 e a Résidence André de Golveia, de 1960, dedicada a Portugal.

A Maison du Brésil lembra a arquitetura de alguns edifícios típicos de Brasília

Essas maisons servem como alojamento estudantil e são centros de difusão cultural de seus países de origem. Além dos centros de ensino e pesquisa, a CIUP tem espaços dedicados às manifestações culturais e esportivas. Com uma área verde super bonita, toda a estrutura nos lembra muito as grandes universidades retratadas no cinema. Saindo da universidade, foi preciso apenas atravessar a avenida para chegar a um verdadeiro paraíso verde: o Parc Montsouris.

O Parc Montsouris foi outra bela realização do Barão Haussmann. Inaugurado em 1869, esse parque de 15 hectares completou o projeto do Barão de oferecer à Paris uma extensa área verde para cada um dos quatro pontos cardeais de Paris: Bois de Boulogne à Oeste, Buttes-Chaumont ao Norte, Bois de Vincennes à Leste e o Parc Montsouris ao Sul. Um verdadeiro refúgio de tranqüilidade freqüentado pelos parisienses e estudantes da CIUP que o procuram para caminhadas ou um piquenique.

O lugar chega a parecer irreal de tão bonito. E ainda tem gente que diz que não existe a perfeição - pois para mim a perfeição é pura questão de ponto de vista, e o Parc Montsouris fundamenta bem minha teoria. Se uma volta pelos jardins da CIUP nos faz sentir como se estivéssemos dentro do filme Sociedade dos Poetas Mortos, o Parc Montsouris nos coloca numa paisagem de cartão postal ou de um bonito quebra-cabeça. E é exatamente neste parque que foi filmada a parte mais sublime daquele trecho do filme Paris je t’aime que postei aqui no blog mês passado.

Saindo de Montsouris segui de tramway até Porte d’Italie. A linha T3 passa bem ao lado do moderno estádio Charléty, sede do Paris Football Club. Do ponto Porte d’Italie segui a pé pela Avenue d’Italie, onde descobri a loja Maisons du Monde. Uma loja super bacana de artigos de decoração cujo piso térreo já está praticamente tomado por enfeites de Natal - os bons preços também chamam a atenção. Uma infinidade de enfeites de primeiríssima qualidade a preços convidativos. Tanto a Avenue d’Italie quanto a Avenue des Gobelins (seu prolongamento a partir da Place d’Italie) são avenidas comerciais onde você pode encontrar de tudo a bons preços. Outra loja curiosa na Avenue d’Italie é a 1001 Piles, que vende todo tipo de pilhas, baterias e carregadores imagináveis. Cheguei enfim à Place d’Italie, que vale uma parada para contemplação - uma bonita e ampla rotatória (também obra de Haussmann) rodeada pela Mairie du 13º arrondissement e pelo prédio futurista do shopping Italie 2.

A arquitetura moderna do shopping Italie 2 na Place d'Italie

A Aveue des Gobelins tem dois achados: o outlet André Stock, com sua vasta variedade de calçados a bons preços no número 31 e uma outra loja que vende toda a linha de vestimenta para profissionais de gastronomia a preços risíveis - mas que infelizmente não me lembro do nome nem do endereço exato. Mas não tem erro: descendo a Avenue des Gobelins pelo lado ímpar você acha fácil - a vitrine é grande e chama a atenção. Terminei o passeio ao chegar no marché da rue Mouffetard, cansado de tanta andança mas feliz da vida com o meu roteiro do sábado. O dia estava frio e nublado, mas e daí? Ici c'est Paris!

Alguns endereços para a sua agenda:

Maison du Monde
57 avenue d’Italie
Tel.: 01 4424 7090
Metrô: Tolbiac linha 7
Abre de segunda à sabado das 10h00 as 19h00

La Cité Internationale Universitaire de Paris
17 boulevard Jourdan
Tel.: 01 4416 6400
RER: Cité Universitaire linha B
Tramway: Cité Universitaire linha T3
Metrô: Porte d’Orléans linha 4
Abre todos os dias das 7h00 as 22h00

1001 Piles
143 avenue d’Italie
Tel.: 01 4583 5322
Metrô: Maison Blanche linha 7
Abre as segundas e sábados das 9h30 as 12h30 e das 14h00 as 18h00, de terça a sexta das 9h00 as 19h00

O legal é que a partir de Porte d'Italie o roteiro acompanha a linha 7 do metrô. Se você cansar de andar ou se quiser encurtar o passeio, basta entrar numa das estações do metrô que aparecerão pelo caminho ao longo da Avenue d'Italie ou Avenue des Gobelins. Durante o percurso você terá muitas opções de bons restaurantes a preços amistosos. Se sobrar disposição, entre no Quartier Latin pela rue Mouffetard e termine o passeio em um agradável café.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog e, especialmente, por esta entrada.
Vou a Paris em Março e gostaria de ver coisas e conhecer sitios que ainda não conheça.
As suas dicas foram ótimas.
Obrigado