20 de outubro de 2008

Fallafel do Marais

Se sábado foi dia de acompanhar o trabalho de Troy Henriksen na avenida George V, domingo foi dia de passear por um dos quartiers que considero como um dos mais legais da cidade: o Marais (Pronuncia-se 'Marré' - Sabe aquela musiquinha do 'pobre-pobre de Marais-Marais'? Voilà.).

A principal iguaria do quartier é o simples e delicioso fallafel. Na simpática rue des Rosiers extensas filas indicam claramente os melhores pontos de venda do sanduíche originário do Oriente Médio que caiu nas graças dos parisienses. Ali, diversas lanchonetes fazem uma verdadeira competição pelo título de "o melhor fallafel da cidade".

O sanduíche caprichadão consiste num pão sírio recheado com muita coisa gostosa. Aqui no Marais é servido em diversos sabores e combinações de ingredientes. Boa comida, cheia de sabor e ‘sustância’. Ainda não conseguiu realizar? Tem um que é assim: pão sírio recheado com homus, berinjela gratinada, repolho roxo, pepino, cebola, tomate, molho de iogurte com ervas e umas bolotas fritas e crocantes feitas com massa de grão-de-bico - o falafel. Pelo o que consegui entender da brincadeira, sem falafel não há fallafel. Ou seja: falafel são as bolotas crocantes parecidas com almôndegas que vão dentro do sanduíche invocadão chamado fallafel (espero não ter falado besteira).

O L'As du Fallafel em um raro momento de calmaria.

O ponto de venda mais tradicional é o L’As du Fallafel, cujo lema é “Sempre imitado, jamais igualado”. Diz a lenda que Lenny Kravitz sempre dá uma passada por lá quando está na cidade - muito discretamente, claro. Disputas a parte, independente de qual seja de fato o melhor fallafel de Paris, se você nunca o experimentou, a rue des Rosiers é o melhor lugar da cidade para prová-lo.

No L’As du Fallafel você pode sentar-se numa mesinha e fazer seu pedido, ou então fazer como os parisienses: pedir o sanduíche na área exterior da lanchonete e sair comendo pela rua enquanto busca um cantinho na calçada ou uma praça para comer sossegado.

A lanchonete em pleno movimento (claro que enfrentar a muvuca vale a pena: todas essas pessoas não podem estar erradas).

Devido às filas sempre longas e constantes, as lanchonetes de fallafel da rue des Rosiers inventaram um sistema interessante para o cliente não perder muito tempo enquanto espera. Funciona assim:

1. Vá até a porta do restaurante e escolha no painel qual sabor de fallafel você vai querer;
2. Entre na fila;
3. Chame o rapaz da lanchonete que fica o tempo todo andando ao lado da fila;
4. Diga a ele o que você quer e dê o dinheiro na mão do rapaz;
5. Ele vai voltar até você com o seu ticket do pedido e o troco;
6. Quando chegar a sua vez, entregue o ticket - eles já terão começado a fazer o seu sanduíche;
7. Faça como os parisienses: saia mordendo o danadinho enquanto encontra uma sombra aconchegante.

A rue des Rosiers é bonita e de circulação exclusiva para pedestres - a calçada é convidativa para sentar-se à sombra e saborear seu lanche. Além disso, existem várias praças bem próximas dali com bancos agradáveis sob a sombra esperando por você.

L’As du Fallafel
34 rue des Rosiers
Tel.: 01 4887 6360
Metrô: Saint-Paul linha 1
Aberto de domingo a quinta das 11h00 à 00h00 e sextas das 11h00 às 18h00

Foto menor: Sua majestade, o fallafel.

Nenhum comentário: