12 de setembro de 2008

Viajar de carro

E falando na Michelin, segue uma dica bastante util para quem planeja alugar um carro em Paris e singrar as estradas francesas por conta propria. Durante o planejamento da viagem, considere imprimir o mapa rodoviario do trajeto no site Via Michelin.

No Via Michelin você pode simular o percurso de acordo com seu interesse ou necessidade, selecionando por exemplo, critérios de busca em função do caminho mais rapido, mais curto, mais econômico, que tem vista mais agradavel e o recomendado pelo Via Michelin - que combina varios critérios.

Além da rota a seguir, a consulta ainda fornece o tempo de viagem pelas auto-rotas (vias de alta velocidade) ou usando as estradas secundarias, assim como o custo detalhado da viagem (quanto você vai gastar de pedagio e o valor estimado de despesa com combustivel). Você ainda pode incluir na pesquisa a busca por hotéis, locação de veiculos, bons restaurantes e consultar os melhores roteiros de viagem selecionados pelo site.

As folhas de rota contém detelhes sobre pontos na estrada com vista panorâmica, localização dos postos de guarda, radares, postos de combustivel e pedagios. Ou seja, o Via Michelin é uma ferramenta segura e completa para auxiliar no planejamento da sua viagem pela França - ou mesmo pela Europa.

Para quem prefere os mapas em papel, estes podem ser facilmente encontrados em toda a França, categorizados por cidade, região ou mesmo por roteiros historicos. Você encontra a série completa dos mapas em livrarias, papelarias e grandes bancas de jornal ao preço médio de 6,00€.

Na estrada

Se não estiver com pressa de chegar ao destino, considere viajar pelas estradas secundarias - reserve os longos percursos em auto-rotas para quando tiver horario marcado para chegar. As estradas secundarias oferecem uma vista muito mais agradavel ao passeio e nelas você não precisa pagar pedagio. Independente do tamanho ou da localização das estradas francesas, todas elas têm o estado de conservação impecavel - são verdadeiros tapetes de manta asfaltica.

Em algumas estradas, como por exemplo em direção ao Val de Loire, você paga o pedagio proporcional à distância percorrida na auto-rota. Assim, logo que você pega a auto-rota havera uma cabine de pedagio na qual você não paga nada - apenas retira um ticket que registra o local onde você entrou na estrada. O pagamento da tarifa de pedagio nesses casos sera feito no momento em que você sair da auto-rota para entrar em uma cidade ou pegar uma estrada secundaria, atavés da validação do ticket de acesso à estrada.

Ao passar por dentro de cidadezinhas e vilarejos, muita atenção à velocidade! Nesses casos a velocidade é limitada a 50km/h (em alguns casos até 30km/h) e a preferência é sempre do pedestre. Portanto, nas cidades menores, se alguém estiver aguardando na faixa de pedestres para atravessar a rua, pare. O mesmo se aplica às cidades maiores do interior da França quando não ha um semaforo guardando a faixa de travessia, a preferência é sempre do pedestre. Portanto, atenção ao pedestre e atenção também ao carro da frente.

Um ponto interessante: observe que ao longo das auto-rotas existem painéis informativos com o preço dos combustiveis em cada um dos postos existentes na estrada. Uma maneira inteligente de informar o preço praticado pelos postos ao longo do percurso, dando maior liberdade de escolha ao usuario.

Para saber mais: http://www.viamichelin.fr/
(link permanente disponivel na seção vida pratica do Viver Paris!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Você comentou sobre alugar um carro em Paris, porém, ja que você mora ai, tem como descrever um roteiro para andar a pé pela cidade? Não nos lugares turisticos, mas sim por lugares comuns nos quais um turista não iria... Seria bem legal. A primeira vez que fui à Paris segui o roteiro de um outro blog (http://www.viajenaviagem.com.br/) e valeu a pena. Mas desta vez quero ver mais. Abraços.