18 de setembro de 2008

Sainte Geneviève: padroeira de Paris

Santa Genoveva (Sainte Geneviève) é a padroeira de Paris. Nasceu em Nanterre em 422. Tinha 6 anos de idade quando foi consagrada a Deus por São Germano de Auxerre, por ocasião de uma viagem que o Santo fazia à Inglaterra. Até os 30 anos, Genoveva vestiu hábito religioso e se dedicava às obras de caridade e à penitência.

Por duas vezes salvou os parisienses da total destruição: a primeira durante a invasão dos hunos, comandada por Átila; e a segunda quando a fome causada pela guerra já começava a se tornar fatal para a população. Na ocasião da invasão, Santa Genoveva intercedeu junto ao povo, que já se preparava para abandonar Paris, pedindo-lhes que ficassem e que orassem com fé e determinação, jejuando ao lado do parisienses - o que fez com que Átila desistisse de atacar a cidade.

Santa Genoveva morreu em 502. Foi enterrada por ordem do rei Clóvis em uma básilica construída para receber as sepulturas reais que, posteriormente, veio a ser chamada de Basílica Santa Genoveva. Atualmente seu relicário está depositado na igreja de Saint-Étienne-du-Mont em Paris. É também invocada nas grandes calamidades e especialmente apara obter chuva em tempos de seca.

Nenhum comentário: