8 de setembro de 2008

Passe Navigo

Essa dica é muito útil para quem vem à Paris mas ainda não sabe bem o que compensa mais na hora de adquirir um passe de transporte: os bilhetes avulsos, o carnê com 10 bilhetes ou o passe de transporte Navigo.

Antes de mais nada, vale lembrar que desde junho de 2008 foi definitivamente extinta a Carte Orange, tão conhecida de quem já esteve na cidade. O que vale agora é o cartão com chip chamado Navigo.

Para os residentes em Paris, o procedimento para se obter um passe Navigo é bastante simples: preencher o formulário pela Internet (https://www.navigo.fr/), aguardar que chegue a pepelada preenchida pelo correio, assinar nos campos indicados, anexar as fotos e as cópias dos documentos solicitados, colocar tudo na caixa do correio e aguardar que o cartão chegue até sua casa sem custo algum. O formulário também pode ser solicitado diretamente nos guichês da RATP, Optile ou SNCF.

Já os turistas precisam levar em conta a duração de sua estadia na cidade e o numero previsto de bilhetes a serem usados no período. Portanto, se você vai ficar poucos dias ou usar um numero reduzido de passes, o que compensa é a compra do carnê de 10 unidades - que garante uma boa economia sobre o valor do passe unitário. Assim, não recomendo a compra de bilhetes avulsos, a não ser que você esteja realmente seguro de que não vai usar, pelo menos, 10 passes.

Se você vai ficar por mais tempo ou usar varias vezes o metrô no mesmo dia - o que é muito fácil por aqui, já que o metrô te leva para qualquer ponto da cidade - vale a pena investir num passe Navigo. "Ah, mas turista também pode?" Pode. O turista faz uso de uma modalidade mais simples do cartão chamado Navigo Découverte. Para obter seu Navigo Découverte você deve fazer o seguinte:

Vá até as máquinas de compra de bilhete de qualquer estação do metrô e escolha a opção de compra do Navigo Découverte. Pague o valor de 5,00€ na maquina e dirija-se ao guichê da RATP com o recibo emitido e um documento de identidade. Você receberá imediatamente o seu cartão, que deve ser preenchido na hora com seus dados, assim como apresentar uma foto 3x4 para sua confecção. O quê? Esqueceu de trazer foto? Sem problema. A maioria das estações de metrô conta com cabines fotográficas que tiram fotos instantâneas. Feito isso, basta que solicite a carga de créditos de transporte no seu Navigo. Caso o guichê não disponha de dispositivo de carga, esta poderá ser feita nas máquinas de venda de bilhete da própria estação. Depois de pronto, seu cartão Navigo Découverte ficará igual ao do coelhinho da foto.

As cargas podem ser feitas com validade semanal ou mensal. A validade dos créditos é de segunda a segunda para carga semanal ou do primeiro ao ultimo dia do mês para carga mensal. Apesar do passe Navigo não ter limitação de uso durante a validade da carga, ele não permite que seja feita a validação duas vezes seguidas na mesma estação, uma vez que é de uso pessoal e intransferível. Você pode utilizá-lo tanto no metrô, quanto nos ônibus municipais e no funiculaire de Montmartre. O passe Navigo também é necessário para a locação das bicicletas Velib'.

Você verá que algumas catracas do metrô são de uso exclusivo dos portadores do passe Navigo - o que já é uma vantagem aos aderentes ao novo sistema. No ônibus o cartão Navigo também deve ser validado nas maquininhas localizadas na porta de entrada e próximas ao motorista. Detalhe: em Paris você deve entrar no ônibus pela porta da frente e descer por qualquer outra - sempre. Importante: para que tenha efeito em caso de fiscalização, o passe Navigo Découverte deve ser apresentado juntamente com um documento de identidade.

As fotos acima mostram como deve ser feita a validação do seu passe Navigo na catraca do metrô e no ônibus, respectivamente.

Para saber mais:
https://www.navigo.fr/
https://www.ratp.fr/ (link permanente na seção Vida Pratica do blog)

Dica sugerida por Rodrigo Barreto.

4 comentários:

Romualdo disse...

Caro Rodrigo,

Muito obrigado pela dica. Na verdade, eu estava procurando pelo Carte Orange e percisava saber de alguns detalhes. Aí, obtive aqui tudo o que queria saber sobre o novo Navigo para Turistas, desde como obtê-lo, detalhes operacionais, validade até o tamanho da foto e ainda a surpresa do Velib. Informação muito útil. Parabéns!

Jackson Martins disse...

Obrigado pelo seu comentario, Romualdo.

O Rodrigo é um leitor que sempre da boas sugestões de temas para o blog - além de contribuir com algumas das fotos que ilustram o Viver Paris. Transmitirei a ele sua mensagem. Um grande abraço e otimo final de semana.

Aline Castro disse...

Brigada pela dica, ainda em 2011 ajudando o precisados..hehe

Desirée disse...

Olá! Ótima dica! Super bem explicado! Tenho duas dúvidas, se puder me ajudar:
1) O passe Navigo decouverte zonas 1-4 inclui o OrlyVal?
2) Posso usar um mesmo bilhete de metrô para fazer conexão entre uma linha de metrô e uma de VLT?
Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!