1 de setembro de 2008

Musée du Quai Branly

Pois bem, ontem foi domingo e o tempo ameaçava chuva - dia perfeito para ir ao museu. O escolhido de ontem foi o Musée du Quai Branly, que reune peças de todos os continentes exceto Europa. Além do acervo permanente, o museu ainda abriga exposições temporarias bastante interessantes.

O Musée du Quai Branly é bem recente, foi aberto ao publico em 23 de junho de 2006. Sua moderna arquitetura é um espetaculo a parte. Outro destaque fica por conta de seus jardins, abertos para visitação gratuita, e o jardim vertical que enche os olhos de quem passa na calçada do quai. A area interna é muito bonita e bem planejada. A cor do piso determina o continente ao qual pertence o acervo. A estrutura do museu ainda conta com uma midiateca (que explica de forma muito interessante e interativa a origem das linguas faladas no mundo), cinema, sala de leitura e diversos terminais de video-documentario espalhados por entre as coleções.

Uma curiosidade: um dos lendarios crânios de cristal que inspirou o ultimo filme de Indiana Jones esta exposto no Musée du Quai Branly.

A loja de souvenirs do museu é muito bem montada, com livros, DVDs, revistas de arte e uma boa seleção de CDs de musicas do mundo - até o novo album do Seu Jorge ja estava la. Os preços também agradam: uma belissima edição em grande formato do livro Paris Mon Amour (editora Taschen) com fotos de Paris de todas as épocas clicadas por mestres da fotografia B&W como Cartier-Bresson e Doisneau, por apenas 9,99€.

O Café Branly oferece uma vista privilegiada do edificio do museu e da Tour Eiffel. O serviço é bastante cordial e o menu é primoroso. Por ficar na area dos jardins não é necessario comprar o ingresso do museu para usufruir do café. Ja o restaurante Les Ombres precisa de reserva, independente do dia e do horario. Fica no terraço superior do museu e oferece uma das mais belas vistas da Tour Eiffel que se pode ter durante o jantar.

Por essas e outras, recomendo que inclua uma visita ao Musée du Quai Branly no seu roteiro. Você não vai se arrepender.

Musée du quai Branly
37, quai Branly
Tél.: 01 5661 7000

Les Ombres Restaurant
27, quai Branly
Tél.: 01 4753 6800

Para saber mais:
http://www.quaibranly.fr/
http://www.lesombres-restaurant.com/

Nenhum comentário: