3 de setembro de 2008

Journées Européennes du Patrimoine 2008

Se você estiver na França no final de semana de 20 e 21 de setembro, não deixe de aproveitar as Journées Européennes du Patrimoine - a grande oportunidade de visitação aos monumentos e edificios que normalmente são fechados ao publico.

Em Paris, por exemplo, sera possivel a visitação de locais como o Palais de l'Elysée (Palacio Presidencial da Republica) ou o Hôtel Matignon (Residência Oficial do Primeiro Ministro), ministérios, embaixadas, entre varios outros. Além da abertura dos portões ao publico, varios eventos especificos estão agendados para os locais de visita e em diversos outros pontos espalhados pela cidade.

Criado em 1984 pelo Ministério da Cultura, as Journées Européennes du Patrimoine acontece anualmente em toda a França no terceiro final de semana de setembro. Esse evento cultural é uma maneira interessante de marcar oficialmente o fim do periodo de férias de verão. Em 2007 o evento registrou mais de 12 milhões de visitantes em toda a França, e seu sucesso se deve à grande diversidade patrimonial colocada em visitação. Paralelamente aos monumentos arquitetônicos de referência politica e religiosa, serão apresentados eventos relacionados às atividades industriais, agricolas, arqueologicas, fluviais, militares e ainda à preservação de parques e jardins, patrimônio literario e objetos mobiliarios.

Para o site oficial com todas as informações e programação completa do evento acesse:

http://www.journeesdupatrimoine.culture.fr/

Nenhum comentário: