26 de agosto de 2008

Toulouse-Lautrec

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa nasceu em Albi em 24 de novembro de 1864 e foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês. Nascido na nobreza, possuía uma linha de ancestrais aristocráticos. Seu pai era o conde Aphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran. Certamente queriam eles que Henri se tornasse um fidalgo excêntrico, mimado pelos caprichos da corte. Porém, desde jovem, desprezava a ostentação.

Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida em sua época. Uma distrofia poli-hipofisária, que é o desenvolvimento insuficiente dos tecidos ósseos. Quando sofreu dois acidentes ainda jovem, fraturando os dois fêmures, os ossos mal calcificados fizeram com que Henri não ultrapasse a altura de 1,52m. Porém, ele não se abatia pelo problema.

Em seus longos períodos de cama, Toulouse-Lautrec fazia desenhos e pintava aquarelas, abrindo espaço para o talento que ainda estava por se eternizar. Aos 16 anos foi estudar pintura com Léon Bonnat, professor rígido que não o agradava. Logo depois foi estudar com Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras de Montmartre. É lá que Lautrec descobre a inspiração que lhe faltava. Mudou-se para aquele bairro de má fama e achou o seu lugar entre trabalhadores, prostitutas e artistas de caráter duvidoso.

Frequentador assíduo do Moulin Rouge, o pequeno nobre acaba se acomodando muito bem naquele ambiente estranho ao seu padrão familiar. O tema principal das pinturas de Toulouse-Lautrec era a vida boêmia parisiense, que ele representava através de um traço que lembra a espontaneidade satírica de Honoré Daumier, e uma composição dinâmica que poderia ter sido influenciada pela fotografia e as gravuras japonesas, dois fatores de grande importância cultural no fim do século XIX.

Testemunha da vida noturna de Montmartre, Henri não apenas faz pinturas, mas também cartazes promocionais de prostíbulos e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX. O cartaz litográfico colorido é a nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisienses. Assim como Jules Chéret e Alfons Mucha, Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes, definindo o estilo que seria conhecido como Art Nouveau.

La dance au Moulin Rouge (1890)

A habilidade artística de Lautrec foi bastante reconhecida, tanto pelos seus amigos da classe baixa quanto por críticos de arte. Em 1899, a vida desregrada e o gosto pela bebida finalmente cobram seu preço: Lautrec sofre de crises e é internado numa clínica psiquiátrica. Ao sair é constantemente vigiado para que não beba e não volte a frequentar os bordéis - vigilância que ele consegue burlar. Sua saúde se deteriora cada vez mais, até que em 1901 não é mais capaz de viver sozinho. Henri despede-se de Paris com a certeza de que está com os dias contados. Sofre ataques de paralisia e quase não consegue mais pintar.

Em 9 de setembro de 1901, Henri de Toulouse-Lautrec morre nos braços de sua mãe, às 2:15h da manhã na cidade de Saint-André-du-Bois. O mundo perde então um pequeno gigante no domínio da arte.

Para saber mais: http://www.musee-toulouse-lautrec.com/

Nenhum comentário: