27 de agosto de 2008

Renan Luce

O cantor Renan Luce é a nova sensação da musica francesa - e com a devida razão. Nascido em 5 de março de 1980 em Paris, começou sua formação musical participando com os irmãos em um coro. Ainda na infância estuda do piano clássico nos conservatórios de Brest. Na adolescência trocou o piano pelo saxophone e violão, começando a compor suas primeiras canções.

Após 2 anos de aulas na escola preparatória de Rennes, começa a se paresentar em bares e festivais. No âmbito dos estudos, compõe duas canções e as regista em um disco vendido em beneficio de uma associação humanitária para ajudar uma escola de Madagascar.

Após um periodo de estudos em Toulouse, instala-se em Paris e decide dedicar-se exclusivamente à criação de canções e ao mundo do espectáculo. Ja se apresentando na cidade, participa de vários festivais que lhe dão visibilidade. Começa então a ser convidado por outros cantores para a abertura dos shows - dizia na época que o que fazia de melhor era levantar cortinas.

Repenti, seu primeiro e unico álbum até o momento é lançado em setembro de 2006. Começa então uma tournée de estréia que dura até maio de 2008. Em 2007 faz 4 apresentações em Québec e durante 18 meses todos os concertos parisienses estão completos: Café de la Dance, Trianon, La cigale, Olympia, Zenith (nesse eu fui!) e Grande Rex. Imediatamente todas as rádios da França tocam suas canções - Começava então o fenômeno Renan Luce. Seus 3 primeiros singles tocam simultaneamente durante meses nas radios (La lettre, Les voisines e Repenti).

O álbum recebe o disco de platina em dezembro de 2007 com mais de 250.000 exemplares vendidos. No fim de abril de 2008 o álbum atinge os 550.000 exemplares vendidos. É também disco de ouro na Bélgica em abril de 2008 com 15.000 exemplares vendidos. Recebe dois prêmios Victoires de la musique em 2008, nas categorias “Álbum revelação do ano” e “Artista revelação do ano”.

Eu tive a felicidade de estar no show de encerramento da tourné Repenti. Resumindo em uma palavra: Superbe! Renen Luce é um figura carismatica, escreve letras sempre bem humoradas e arrebenta no palco. Em Paris a espera por um novo album ou por um DVD gravado em turné ja esta se tornando agoniante. Até la, so nos resta curtir as musicas de Repenti - e como curtimos!



Para saber mais: http://renanluce.artistes.universalmusic.fr/
Para ouvir no Deezer: http://www.deezer.com/#music/artist/14015
Para comprar Repenti na Fnac clique em: Repenti

nouveautescd_120x60

Nenhum comentário: