26 de agosto de 2008

Ponte Alexandre III

A Ponte Alexandre III, considerada por muitos como a mais bela ponte de Paris, é também a mais extensa - com 160m de comprimento e um arco principal de 107,5m, ligando o sétimo e o oitavo arrondissements.

Esse belo presente do Tsar Alexandre III da Russia para a França, por ocasião da Exposição Universal de Paris de 1900, foi classificada como monumento historico em 1975. Simbolizando a amizade franco-russa, solidificada entre o Tsar Alexandre III e o presidente francês Sadi Carnot, a ponte Alexandre III liga a esplanada de Invalides ao Petit e Grand Palais - também construidos para a Exposição Universal.

Ela foi projetada pelos engenheiros Jean Résal e Amédée d'Alby e pelos arquitetos Cassien-Bernard e Gaston Cousin. A pedra fundamental de sua construção foi colocada pelo Tsar Nicolas II da Russia em 1896 (filho de Alexandre III), sendo a ponte inaugurada em 1900.

Como mostra a aliança franco-russa, a ponte conta com as estatuas "As Ninfas do Sena", que representam a França, e "As Ninfas de Néva", representando a Russia. A ponte é iluminada por 32 candelabros de bronze. Os 4 candelabros localizados nas extremidades são os mais ornamentados. Têm ainda 2 colunas quadradas de 17m de altura ao norte como ao sul, ambas tendo no topo as estatuas do cavalo alado Pegasus em bronze revestido de dourado, apoiados sobre as patas traseiras. As estatuas que estão ao lado dessas colunas, representam respectivamente "A França de Carlos Magno", "A França Contemporânea", "A França de Luis XIV" e "A França Renascentista".

Construção: Entre 1897 e 1900
Inauguração: 14 de abril 1900
Material: aço
Responsaveis pela decoração: Georges Récipon, Emmanuel Frémiet, Jules Félix Coutan, Henri Désiré Gauquié, Grandzlin, Pierre Granet, Alfred Lenoir, Laurent Honoré Marqueste, André Massoule, Gustave Michel, Léopold Morice, Abel Poulin, Clément Steiner.

Nenhum comentário: